Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon
Navegar para Cima

Lucas Queiroz Pires

Advogado

Resumo da Experiência

​Bacharel em Direito pela FGV Direito SP em 2010, pós-graduado em Economia pela FGV Economia SP. Lucas se especializou nas áreas de Comércio Internacional, Aduaneiro e Relações Governamentais. Dentre seus principais clientes estão Nike, Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), World Federation of Sporting Goods Industry (WFSGI), bem como outros no setor químico, siderúrgico, têxtil e vestuário. Lucas é coordenador do Grupo de Estudos sobre o Órgão de Solução de Controvérsias da OMC, na FGV Direito SP, desde 2014, pesquisador do Projeto Releitura dos Acordos da Organização Mundial do Comércio (OMC) do CESA/IBRAC promovido pelo Centro do Comércio Global e Investimento da FGV Direito SP e FGV Economia SP e é um dos membros fundadores do Instituto de Relações Governamentais (IRELGOV) e membro da Comissão de Comércio Internacional do Instituto dos Advogados de São Paulo - IASP.

Destaques

  • 2015: Assessorou a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), em investigações antidumping e revisões antidumping sobre as importações de pneus de automóvel, carga e motocicleta. As investigações foram encerradas com a aplicação de direito antidumping.
  • 2015: Assessorou a Nike em investigações relativas a antidumping, revisão de final de período ("sunset review") e anticircunvenção sobre importações brasileiras de calçados, bem como em várias outras questões na área de comércio internacional, alfândega e relações governamentais.
  • 2015: Assessorou a Acrílicos Santa Clara (importador) em investigação antidumping sobre as importações brasileiras de chapas acrílicas. A investigação foi encerrada sem a imposição de direito antidumping.
  • 2014: Assessorou a Rhodia (indústria doméstica) em investigação antidumping sobre as importações brasileiras de fibras de náilon. A investigação foi encerrada com a aplicação de direito antidumping.
  • 2014: Assessorou a Foseco (indústria doméstica) em investigação antidumping sobre as importações brasileiras de filtros de cerâmica. A investigação foi encerrada com a aplicação de direito antidumping.

Reconhecimentos

 

Formação

  • ​2016: LL.M. em International Business and Economic Law (com certificado em "WTO Studies") em Georgetown University Law Center.
  • 2013: Pós-Graduação Lato Sensu em Business Economics pela FGV Economia SP, São Paulo, SP, Brasil.
  • 2013: Pós-graduação em ''Temas Fundamentais de Direito do Comércio Internacional', na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.
  • 2010: Bacharelado em Direito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), São Paulo, Brasil.

Idiomas

Português; Inglês; Francês

Áreas de Atuação

Skip Navigation LinksLucas-Queiroz-Pires-