Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon
Navegar para Cima

Brasil e Argentina renovarão por mais um ano o acordo sobre produtos do Setor Automotivo.

Por :

26/06/2014 21:00 Demarest News

 

De acordo com as informações divulgadas pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Brasil e Argentina renovarão por mais um ano o acordo sobre a comercialização de produtos do Setor Automotivo. Esta prorrogação é uma solução provisória adotada com o intuito de conferir aos países um prazo maior para a negociação de um acordo definitivo para o setor automotivo.

 

Para prorrogar o acordo atualmente vigente, o Brasil teve que aceitar a volta do mecanismo "flex", pelo qual se cria uma proporção entre exportações e importações para que o comércio bilateral fique isento de Imposto de Importação.
 
O mecanismo "flex", em vigor até meados de 2013, estabelecia que o Brasil poderia exportar anualmente para a Argentina, com preferência tarifária de 100%, até US$ 1,95 em produtos automotivos para cada US$ 1 dos mesmo produtos que a Argentina exportasse para o Brasil. A partir de julho de 2013, o mecanismo "flex" deixou de ser utilizado e se estabeleceu o livre comércio no setor automotivo entre os dois países. Agora, de acordo com as informações divulgadas pelo MDIC, o mecanismo "flex" será retomado na proporção de 1,5.
 
A Associação Nacional de Veículos Automotores (Anfavea) se manifestou contrariamente à volta do mecanismo "flex", mas defendeu que, na hipótese de sua volta, o índice ficasse pelo menos no mesmo patamar 1,95, temendo um piso baixo para o acordo definitivo que ainda será negociado ao longo dos próximos meses.
 
Para mais informações:
 
Oswaldo Moraes
omoraes@demarest.com.br
+55 11 3356-1511
Victor Bovarotti Lopes
vlopes@demarest.com.br
+55 11 3356-1692

Publicações Relacionadas

Cadastre-se para receber a newsletter

Skip Navigation Linksbrasil-e-argentina-renovarao-por-mais-um-ano-o-acordo-sobre-produtos-do-setor-automotivo