Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon
Navegar para Cima

Governo Federal prepara pacote de concessões de Hidrovias

Por :
Elapsed=00:00:00.1456500

19/02/2015 22:00 Demarest News

 
 

Governo Federal prepara pacote de concessões de Hidrovias

​O Programa de Investimentos em Logística (PIL), lançado pelo governo federal em meados de 2012, tem como objetivo aumentar os investimentos públicos e privados em infraestrutura de transportes, por meio da realização de concessões dos serviços públicos relacionados a diversos modais ligados à logística. 
 
Quando lançado, eram previstas concessões de rodovias, ferrovias, portos e aeroportos, além de um trem bala que faria a rota Rio de Janeiro - São Paulo - Campinas. Desde então, houve licitações no setor rodoviário e aeroportuário, enquanto as ferrovias, portos e o trem bala ainda aguardam desenvolvimento de estudos de viabilização e o desenrolar dos projetos até a assinatura dos respectivos contratos com a iniciativa privada. 

 

Agora, o Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, solicitou que fosse incluído no PIL o modal hidroviário, que deve também ser objeto de pacote de concessões ao setor privado. A primeira rodada de licitações, segundo participantes da reunião ministerial, devem corresponder às concessões das hidrovias dos corredores Oeste-Norte (Rio Tocantins) e Centro-Norte (Rio Madeira), as quais representam importantes pontos de escoamento dos produtos agrícolas e minerais da região Centro-Oeste do país.
 
A expectativa é de que as primeiras concessões ocorram ainda em 2015.
 

Demarest Advogados
Infraestrura | Agronegócios

Renato Buranello
rburanello@demarest.com.br
+55 11 3356-1548
Paulo Dantas
pdantas@demarest.com.br
+55 11 3356-2117
Pedro Martins
pmartins@demarest.com.br
+55 11 3356-1620

Publicações Relacionadas

Cadastre-se para receber a newsletter

Skip Navigation Linksgoverno-federal-prepara-pacote-de-concessoes-de-hidrovias