Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon
Navegar para Cima

Demarest lança grupo de diversidade dedicado à temática étnica-racial

Por :  
21/08/2018 00:00 Acontece

Em linha com a estratégia de criar um ambiente de trabalho ainda mais inclusivo, o Demarest lançou, no dia 16 de agosto, o Deraízes, iniciativa com o propósito de promover a equidade étnica-racial no escritório. 

O evento reuniu o público interno para uma roda de conversa com Silvio Luiz de Almeida, professor da FGV e do Mackenzie, presidente do Instituto Luiz Gama e autor do livro O que é racismo estrutural?, Valquiria Tonello, gerente jurídica do Itaú Unibanco, e Rick Sinkfield, vice-presidente e deputy general counsel para América Latina da Laureate Education.

Para contextualizar o tema, Silvio apresentou reflexões acerca da construção das noções de raça e racismo, conceitos que desafiam as sociedades contemporâneas como o Brasil, onde crescem anseios por igualdade. "Este cenário foi o ponto de partida para criarmos o grupo e planejarmos ações afirmativas para a atração, o acolhimento e a retenção de talentos, independentemente de sua origem étnico-racial", afirma Robson de Oliveira, advogado do Demarest e membro do comitê Deraízes.

Durante o debate, Valquiria pontuou que "é fundamental contribuir para a construção de um ambiente jurídico, empresarial e organizacional que respeite e acolha a diversidade".

Em sua apresentação, Rick destacou ainda que "a intenção deliberada não é necessária para que a discriminação se desenvolva. Ela pode acontecer de forma inconsciente ou não intencional", o que reforça a importância de as empresas sensibilizarem e capacitarem seus colaboradores sobre o compromisso de prevenir e erradicar o racismo ou quaisquer outras formas de preconceito e discriminação.

Embora a formação do grupo tenha sido formalmente anunciada apenas agora, seus integrantes já vêm se dedicando ao tema há algum tempo. Em 2017, a sócia Luciana Tornovsky convidou, além de Robson, os advogados Maria Isabel Fontana e Leonardo Palazzi para iniciarem as discussões sobre o tema de inclusão racial no segmento jurídico. "Começamos a nos reunir para começar a desenhar o propósito e as nossas estratégias de atuação", explica Leonardo. "Fiquei muito orgulhosa com o lançamento. Desde o início, escolhemos a conscientização como um dos principais pilares de ação para o sucesso da iniciativa, e por meio das falas dos palestrantes, confirmei que este é o caminho", completou Isabel.

No mesmo ano, Luciana também representou o Demarest e participou ativamente das discussões para o lançamento do projeto Incluir Direito, iniciativa em parceria com o Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (CESA), a Universidade Presbiteriana Mackenzie e outros grandes escritórios do país.

O projeto, reconhecido internacionalmente pelo diretório jurídico Latin Lawyer, oferece qualificação para alunos bolsistas autodeclarados negros da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo. O propósito do projeto Incluir Direito é capacitar estes estudantes para que possam competir em igualdade de condições no mercado de trabalho dos grandes escritórios de advocacia brasileiros.

O Demarest, por meio do Deraízes, também integra a Aliança Jurídica pela Diversidade Racial, formado pelos maiores escritórios de advocacia brasileiros, em parceria com o CESA, para compartilhar e disseminar boas práticas, alinhadas aos princípios de direitos humanos e responsabilidade social. Desde o início do ano, estão sendo promovidos eventos mensais e abertos ao público para discutir o tema, sendo cada mês em um escritório. O Demarest foi o anfitrião do evento no mês de abril, que abordou o tema"Diversidade Racial no Meio Acadêmico". Tivemos como panelistas importantes nomes do meio acadêmico, como Cida Bento, Márcio José de Macedo, Fábio Franco Pereira e Kabengele Munanga. Ao integrar a Aliança, os escritórios membros se comprometem com os seus 10 Compromissos, que pautarão a atuação da rede em prol de equidade racial no mercado jurídico.

"Com o lançamento do Deraízes, queremos reforçar o nosso compromisso de promover um ambiente de trabalho plural, não discriminatório e com relações baseadas em respeito", explica Carlo Verona, sócio-coordenador do Deraízes.

A iniciativa faz parte das ações de Diversidade & Inclusão do Demarest, que neste mês celebra um ano da criação do Demulheres, coletivo liderado por sócias para fomentar a discussão sobre a equidade de gênero e trabalhar na remoção de barreiras sociais e culturais, contribuindo para que as mulheres possam atingir seu potencial.

Em abril deste ano, o Demarest também lançou o Demais, grupo dedicado à temática LGBT, e aderiu aos Padrões de Conduta para Empresas no enfrentamento à discriminação contra pessoas LGBTI da ONU – Livres e Iguais. Na ocasião, assinou os 10 Compromissos do Fórum de Empresas e Direitos LGBT+, tornando-se signatário e patrocinador da organização.

"Estamos felizes em anunciar a formação de nossa terceira vertical. Cada uma terá um olhar atento para os temas específicos, mas trabalharemos juntos para traduzir em ações afirmativas os valores que estão presentes desde o início na história do escritório", afirma Luciana Tornovsky, sócia de M&A e head da área de Responsabilidade Social Corporativa que engloba os grupos de Diversidade, Responsabilidade Social e Pro Bono. 

Publicações Relacionadas

Cadastre-se para receber a newsletter

Skip Navigation LinksDemarest-lança-grupo-de-diversidade-dedicado-à-temática-étnica-racial