Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon
Navegar para Cima

Comissão discute projeto sobre prevenção do superendividamento

Elapsed=00:00:00.1196737
Por :

02/12/2016 11:38 Demarest News

comissao-discute-projeto-prevencao-superendividamento.jpg

 

Comissão discute projeto sobre prevenção do superendividamento

A Comissão de Defesa do Consumidor realiza audiência pública hoje para discutir o projeto de lei que trata de mecanismos para evitar o superendividamento (PL 3515/15). O texto considera que ocorre superendividamento do consumidor nos casos em que o comprometimento com pagamento de dívidas é superior a 30% da renda líquida mensal, excluído financiamento de casa própria.

O autor do requerimento para a realização da audiência, deputado Marco Tebaldi (PSDB-SC), lembra que o texto prevê garantias aos cidadãos, como a obrigatoriedade de se informar ao consumidor o custo total de operações, a taxa efetiva mensal de juros, o montante de prestações, o direito à liquidação antecipada do débito, além da proibição de fazer referência, na publicidade, a expressões como “sem juros” e “taxa zero”.

Proposto por uma comissão de juristas, o projeto classifica como abusiva a propaganda que contenha apelo de consumo à criança ou que garanta acesso a crédito sem consulta a órgãos como Serasa ou SPC. A proposta ainda estimula a conciliação como instrumento de repactuação de dívidas, prevendo inclusive que o juiz recorra a plano judicial compulsório, caso não haja acordo.

Foram convidados para a audiência o relator do PL 3515/15 na Comissão de Defesa do Consumidor, deputado Eli Corrêa Filho (DEM-SP); a subprocuradora-geral da República Raquel Ferreira Dodge; o coordenador-geral de Consultoria Técnica e Sanções Administrativas da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Kleber José Trinta Moreira e Lopes; o vice-coordenador da Comissão Jurídica da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), José Virgílio Vita Neto; a representante do BrasilCom e vice-presidente do Conselho de Defesa do Consumidor da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Cláudia Lima Marques; e o presidente da Associação Nacional de Birôs de Crédito, Elias Sfeir.

Fonte: O Globo.


Publicações Relacionadas

Cadastre-se para receber a newsletter

Skip Navigation Linksdemarestnews-comissao-discute-projeto-sobre-prevencao-superendividamento