Advogado

João Marcos Piovezan

“Estou no Demarest há aproximadamente dois anos e meio. A oportunidade de secondment surgiu quando eu estava no final do Programa de Trainee, edição de 2016. A viagem e o trabalho foram parte da premiação para o trainee melhor colocado na empresa. Pude viver essa experiência em um escritório parceiro na Colômbia durante um mês e meio e foi uma experiência incrível poder viver e praticar o Direito na Colômbia.

Assim que cheguei, toda a equipe do escritório parceiro foi muito solícita comigo. Desde a ajuda em ter um overview da jurisdição colombiana, que incluiu oportunidade para participações em audiência, revisão passo-a-passo de estratégias processuais em casos-chave até a colaboração na elaboração de artigos de Direito Comparado, entre outras tarefas do dia-a-dia.

A experiência nesses 45 dias de secondment na Colômbia foi enriquecedora: tive também a oportunidade de fazer uma imersão de cultura, aprendizado e história colombianos. No meu tempo livre, consegui viajar bastante e conhecer diferentes partes do país, desde cenários como Medellín pós-Pablo Escobar, passando pela metropolitana Bogotá até Cartagena, terra natal do escritor Gabriel García Márquez.

Apesar de parecer ter ficado pouco tempo na Colômbia, cada segundo dessa experiência valeu muito a pena. Seja pelos aspectos legais da jurisdição colombiana que aprendi, seja pelas belas paisagens que pude visitar ou, ainda, por vivenciar as diferenças culturais que pude experimentar.”