Victor iniciou sua carreira na área de tributos indiretos do Demarest em 2003. A partir ano seguinte, ele passou a se especializar em assuntos tributários relacionados ao comércio exterior e na matéria aduaneira. Hoje, Victor lidera a maior parte do trabalho do Demarest na área aduaneira, além de atuar em casos de defesa comercial e em contenciosos na Organização Mundial do Comércio (OMC). Durante seus mais de 15 anos de experiência, Victor representou clientes em casos relevantes envolvendo matérias diversas como valoração aduaneira, classificação fiscal, planejamento tributário, licenciamento de importações, interpretação de acordos comerciais (Mercosul, principalmente) e regimes aduaneiros especiais (drawback, RECOF, REPETRO, entre outros). Mais recentemente, depois de obter LL.M. na Universidade de Georgetown e trabalhar na área de comércio internacional do escritório Steptoe & Johnson LLP em 2013, Victor esteve envolvido na defesa de empresas brasileiras em investigações de subsídios conduzidas pelos Estados Unidos contra exportações brasileiras de aço e silício metálico, bem como na investigação de subsídios conduzida pelo Brasil contra exportações chinesas de aço. Reconhecido por sua prática na área aduaneira e tributária pelo Chambers Latin America 2018, ranqueado como especialista estrangeiro para a legislação dos Estados Unidos pelo Chambers Global 2017, reconhecido por sua “strong expertise” pelo The Legal 500 e indicado para a área de Trade & Customs pelo Who’s Who Legal.

Formação Acadêmica

- L.LM. (Master of Laws) com honras em International Legal Studies, com certificado em WTO Studies na Georgetown University, Washington, EUA (2013)

- LL.M. (Master of Laws) em Direito Tributário no INSPER – Instituto de Ensino e Pesquisa, São Paulo, Brasil (2011)

- Bacharelado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, Brasil (2005)

Associações

– Membro do Institute of International Economic Law (IIEL), da Universidade de Georgetown

– Membro da Comissão de Direito Aduaneiro da OAB-SP

– Membro da Comissão de Comércio Internacional do Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional (IBRAC)

– Membro das Comissões de Aduanas e Tributação da International Chamber of Commerce (ICC).

Publicações

– Coautor do capítulo “The Trade War and related WTO Disputes”, ENLAW International Trade Law Journal, 1º Volume, 2019.

– Coautor do livro “Releitura dos Acordos da OMC: como interpretados pelo Órgão de Apelação” (2013), coordenado pelas professoras Vera Thorstensen e Luciana Maria de Oliveira. Neste livro, Victor este particularmente envolvido na elaboração dos capítulos acerca dos Acordos de Valoração Aduaneira e o Acordo sobre Barreiras Técnicas, da OMC.

– Autor do livro “Drawback e a Inexigibilidade de Vinculação Física” (Publicado pela Editora Almedina, 2012).

– Autor do artigo “Exchange Undervaluation: The Solution Must Come from the WTO” (Publicado no Volume 1, do Latin American Journal of International Trade Law, de março de 2013).

– Coautor de “A nova agenda regulatória do comércio exterior do Brasil” (Publicado por Estadão, 2017).

Idiomas

Português e Inglês