Demarest: 74 anos de história no mercado jurídico

Em São Paulo, 74 anos atrás, dentro de um conjunto de quatro pequenas salas no 5° andar da Rua 15 de Novembro, centro histórico da cidade, nascia um escritório de advocacia que, degrau a degrau, viria a se tornar um dos mais respeitados do Brasil: o Demarest. E não é para menos. Sua história, muitas vezes, intercala-se com a do próprio país. 

Ao longo dessa jornada de mais de sete décadas, o escritório se orgulha de ter se envolvido em causas que tiveram grande impacto na economia brasileira, como a fusão entre a Elite e a Santa Clara, que resultou na segunda maior produtora de café solúvel do Brasil; na privatização do Banco do Estado do Ceará; na luta judicial para desbloquear os valores sequestrados pelo plano Collor; e em muitas outras situações históricas.

A longevidade do Demarest e seu envolvimento em grandes causas é fruto de uma base sólida construída a partir da união de duas visões com pontos de vista diferentes — de um cidadão norte-americano e de um brasileiro (Kenneth E. Demarest e João Batista Pereira Almeida). Até então, os escritórios de advocacia tradicionais eram pautados na figura do advogado como profissional liberal e insubstituível, mas para eles a marca que estavam sonhando tinha projeções maiores. A ideia era fazer do Demarest um local institucionalizado, consequentemente, um escritório para sempre, para além do nome de seus fundadores. 

E foi o que construíram… 

No decorrer do tempo, o mundo enfrentou diversas fases e mudanças que impactaram nos negócios do escritório. Se em 1950, a industrialização e a chegada de diversas empresas estrangeiras deram combustível para o crescimento da banca, em 2022 o Demarest se adaptou à nova realidade de um mundo em vias de sair de uma longa pandemia. A partir de uma gestão organizada e do olhar atento às novas tecnologias, foi possível apostar em soluções diferenciadas capazes de manter a banca no caminho do crescimento. Essa adaptabilidade inteligente ocorrida ao longo das décadas exemplifica o DNA inovativo que hoje é uma das marcas registradas do Demarest.

Em 1972, por exemplo, tornou-se o primeiro escritório de advocacia — não somente no Brasil, como também em nível mundial — a entrar na era dos computadores, informatizando sua contabilidade. Em 1990, foi o pioneiro brasileiro a fincar raízes em Nova York para se aproximar dos grandes clientes internacionais. Em 2022, projetos como a iniciativa Disrupt, voltada a soluções jurídicas envolvendo startups, demandas de tecnologia e inovação do mercado, seguem a tradição vanguardista.  

Equipe unida por um ideal

Em sete décadas, quatro gerações já percorrem os corredores do escritório, sendo que a primeira delas veio em 1950, por um anúncio de uma linha no Estado de S. Paulo, que dizia curto e direto: “procura-se advogado”. Sem o nome do escritório e com uma única instrução: a de enviar uma carta. Foi Naum Rotenberg, recém-formado que agarrou a oportunidade e depois de uma entrevista, entrou para o time do Demarest, junto de uma recepcionista e duas secretárias. 

Passados 72 anos, Dr. Naum segue na ativa. Hoje decano do escritório, é também um dos sócios mais queridos, com sua generosidade e sabedoria servindo de exemplo a todas as gerações que vão chegando. Sua mensagem de união é certamente um dos fatores que contribuem para a valorização do coletivo dentro do escritório, cultura esta que está no cerne de ações alinhadas com as mais atuais pautas de nossa sociedade, como a criação dos grupos de afinidade D Mulheres, D Mais e D Raízes, além do programa D Ao Redor, que trabalham por um ambiente de trabalho e uma sociedade mais justa e igualitária. 

Futuro do Demarest

Chegar aos 74 anos de história foi resultado de muito esforço coletivo em prol da sociedade e das mais complexas demandas dos clientes. A perspectiva é continuar crescendo, provendo uma entrega de exímia excelência a partir da dedicação e alta qualificação dos profissionais, que seguem comprometidos em dar continuidade a uma longa tradição de engajamento, foco e compromisso social.

ÁREAS RELACIONADAS
ADVOGADOS RELACIONADOS