Insights > Artigos
Artigos
DNPM publica o Informe Mineral do primeiro semestre de 2015.
16 de novembro de 2015
O DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral) disponibilizou no dia 05/11, quinta -feira, a publicação “Informe Mineral do primeiro semestre de 2015” cujo acesso e download podem ser feitos por meio do endereço eletrônico: www.dnpm.gov.br
Nesta publicação estão descritos temas do setor mineral, como o nível de produção mineral, o comércio exterior, o mercado de trabalho, a arrecadação de tributos (CFEM/TAH) e o comportamento dos requerimentos/outorgas de títulos minerários no país no primeiro semestre de 2015.
Em destaque, a publicação mostra que no primeiro semestre de 2015 a produção mineral brasileira, medida pelo Índice de Produção Mineral (IPM), teve um crescimento de 15,5% quando comparado ao mesmo período de 2014. Cabe destacar a participação significativa do minério de ferro, principal substância mineral produzida no país, no comportamento deste índice. Por outro lado, outros indicadores da indústria mineral, tais como o comércio exterior, mercado de trabalho, requerimentos e outorgas de títulos minerários no DNPM e recolhimento da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) e da Taxa Anual por Hectare (TAH) mostraram quedas no primeiro semestre de 2015 em relação ao mesmo período de 2014.
Mais informações podem ser obtidas na publicação completa do Informe Mineral:
http://www.dnpm.gov.br/dnpm/informes/informe-mineral-2015-1o-semestre