Sócia da área de Energia e Recursos Naturais do Demarest, Rosi Costa Barros possui mais de 20 anos atuando na área de infraestrutura, nas áreas regulatória e contratual, especialmente no setor de Energia Elétrica. Atuação esta que engloba a participação em processos licitatórios, assessoria nas questões regulatórias, processos administrativos e judiciais, contratos de compra e venda de energia elétrica e a elaboração, negociação e análise de riscos de contratos de implantação de projetos nas modalidades de: EPC – Engineering, Procurement and Construction – Lump Sum; Preço Máximo Garantido; Contratos de Fornecimento de Equipamentos; Contratos de Construção Civil; contratos relacionados à comercialização de energia elétrica; contratos de operação e manutenção; entre outros.

Assessorou grandes players na implantação de importantes projetos de geração de energia solar fotovoltaica no Nordeste do Brasil.
Assessorou clientes na implantação de importantes projetos de geração éolica no Nordeste e Sul do Brasil.
Assessorou na implantação de relevantes projetos de geração hidrelétrica no País.
Assessorou concessionária de transmissão de energia elétrica no processo de prorrogação de sua concessão e definição do montante de indenização.
Assessorou empresas na implantação de projetos de geração distribuída, com foco na melhor estrutura contratual.

MBA em Gestão Empresarial na Fundação Getúlio Vargas, São Paulo (início em 2021)
Mestrado profissional (LLM) em Direito Corporativo pela IBMEC Business School, Rio de Janeiro, Brasil (2003).
Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Brasil (2001).

Diretora Institucional e membro fundadora do Instituto Brasileiro de Estudos de Direito de Energia – IBDE

Autora do artigo “Composição entre os princípios do direito administrativo: Questões relacionadas aos conceitos de direito adquirido e expectativa de direito”, publicado no livro “Temas Relevantes no Direito de Energia Elétrica”, coordenado por Fábio Amorim da Rocha, 2012.
Autora do artigo “Atos e Negócios Jurídicos Sujeitos ao Controle Prévio da ANEEL”, publicado no livro Temas Relevantes no Direito de Energia Elétrica, Tomo IV, Ed. Synergia 2015.
Autora do artigo “O Princípio da Hierarquia das Normas e os Limites da Atuação do Regulador – Estudo de Caso: Debêntures de Infraestrutura – Atuação do Ministério de Minas e Energia (“MME”), publicado no Tomo V do livro Temas Relevantes no Direito de Energia Elétrica, Ed. Synergia 2016.
Coautora do artigo “The Brazilian Power Sector Modernization Project”, publicado no site Expert Guides, 2018.

Português, Inglês e Espanhol