Insights > Client Alert

Client Alert

A Associação de Terminais Portuários Privados publicou guia de melhores práticas de sustentabilidade com base em critérios ESG

26 de julho de 2023

A fim de promover e inserir práticas sustentáveis nos negócios e nas atividades agregadas à cadeia portuária como um todo, a Associação de Terminais Portuários (ATP), em conjunto com outras partes interessadas, lançou o Guia de Melhores Práticas de Sustentabilidade Portuária.

Apesar de o Guia não ser vinculante do ponto de vista legal, ele busca estabelecer métricas e práticas compatíveis com as diretrizes de Environmental, Social and Governance (“ESG”) cada vez mais presentes nos modelos de negócios, considerando o envolvimento dos stakeholders relacionados às atividades portuárias.

O Guia considerou, por exemplo, as melhores práticas sustentáveis englobando as seguintes categorias: (i) políticas; (ii) programas; (iii) processos; (iv) planos; (v) projetos; e (vi) parcerias.

Em cada uma das categorias acima mencionadas, foram previstas ações envolvendo os três pilares ESG para stakeholders, como a Administração Pública, administradores, empregados, fornecedores, comunidades, ONGs, investidores, entre outros.

Considerando os aspectos ambientais, as práticas propostas a cada uma das categorias buscam, em suma, incentivar a redução e o gerenciamento de resíduos, adoção de práticas de descarbonização, realização de auditoria ambiental, gestão de risco climático, adoção de práticas alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU, rastreabilidade da cadeia produtiva, inventário de gases de efeito estuda (GEE), gestão de impacto ambiental, educação ambiental, promoção e proteção da biodiversidade e etc.

Já com relação aos aspectos sociais, as práticas sugeridas são voltadas, por exemplo, à promoção de ações de proteção de direitos humanos, ao apoio às atividades de povos originários, à redução de impactos sociais na cadeia produtiva, à promoção de programas socioambientais etc.

Por fim, sob o viés da governança dos negócios, as diretrizes estão alinhadas com práticas de boas condutas, anticorrupção, compliance, gestão de risco, entre outras. 

Clique aqui para consultar a íntegra do Guia.

Para mais informações sobre nossa atuação em ESG, clique aqui.

As equipes de ESG e Infraestrutura do Demarest estão à disposição para fornecer mais informações e esclarecer quaisquer dúvidas que se façam necessárias.