Sócio

Bruno de Luca Drago

vcard

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Compliance
Concorrencial

ESCRITÓRIO

São Paulo

CONTATO

+55 11 3356 1776
bdrago@demarest.com.br

Sócio das áreas de Concorrencial e Compliance do Demarest, Bruno de Luca Drago é doutor em Direito Comercial, com ênfase em Direito Concorrencial, pela USP e mestre em Direito Concorrencial pelo King’s College of London. Trabalhou como associado ao escritório Howrey LLP, em questões concorrenciais, em Bruxelas (2005/2006), e em Washington DC (2007). Possui forte atuação prestando assessoria na área concorrencial em casos envolvendo condutas de cartéis e abusos de posição dominante, negociações de acordos de leniência e TCCs, submissões de operações de fusões e aquisições e contratos associativos, compliance concorrencial e consultas envolvendo temas complexos de concorrência. Também possui significativa experiencia na implementação de Programas de Integridade focados em legislações anticorrupção e condução de investigações internas. Dentre seus clientes estão empresas dos seguintes setores: tecnologia (como Dell, VMWare, Qualcomm e Garmin) químico (como AkzoNbel, Clariant, Rhodia, Katrium e QuantiQ), automotivo (como Meritore Sabó), bancário (como ABBC e Banco Inter), e agronegócio (como Caramuru, Mitsui, CMAA, CECAFÉ), dentre outros.

Assessorou a Associação Brasileira de Bancos (ABBC) e seus associados na criação da CERTA – Central de Registro de Títulos e Ativos S.A., para desenvolver e exercer atividades de registro de títulos e de outros ativos financeiros não considerados valores mobiliários
Assessorou a Azul Linhas Aéreas na criação de uma nova sociedade, juntamente com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), para a entrega expressa de pacotes no Brasil, combinado com o negócio de transporte aéreo de cargas da Azul
Assessora a Clariant AG e a Huntsman Corporation na pretensa fusão de seus negócios globais
Assessora a Comgás (Grupo Cosan) no caso Gemini, que envolve investigação de conduta anticompetitiva consistente na prática de subsídios cruzados por parte da Petrobras e White Martins no mercado de fornecimento de gás natural liquefeito
Assessora uma grande instituição financeira em investigação instaurada para apuração de suposta manipulação no mercado offshore e onshore de câmbio, investigação global com braço no Brasil

 Doutorado em Direito Comercial, com ênfase em Direito Concorrencial, pela Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brasil (2014)
 Mestrado em Direito Concorrencial pelo King’s College of London, University of London, Londres, Inglaterra (2005)
 Especialização em Administração Financeira pela Universidade de São Paulo (USP), Escola de Administração e Economia/Escola de Administração (FIA/FEA), São Paulo, Brasil (2002)
 Bacharelado em Direito pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, Brasil (2001)

 Diretor de Contencioso Econômico do Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional (IBRAC)
 Membro do Leadership Committee da American Bar Association (ABA)
 Membro da Comissão de Direito Concorrencial (CECORE)

 Coordenador do livro “A Livre Concorrência e os Tribunais Brasileiros”, editora Singular, 2018. Autor do capítulo “Panorama e Desafios: análise qualitativa e quantitativa das ações no Judiciário”.
 Autor do artigo “A defesa da concorrência nos Tribunais”, Estadão, 16 de agosto de 2018.
 Coautor da sessão “Does CADE accepts the Failing Firm Defense?” em “Merger control in Brazil”, Editora Singular, 2018.
 Autor do capítulo “O Cade e a Represessão Às Condutas Unilaterais”, do livro “5 anos da Lei de Defesa da Concorrência: Gênese, jurisprudência e Desafios para o Futuro”, Editora Singular, 2017.
 Autor do artigo “Programas de Leniência: A palavra de ordem é coordenação”, Estadão, 17 de novembro de 2015.
 Coautor do artigo “Clarifying Gun Jumping Through Guidelines: The Brazilian Experience”, Journal of European Competition Law and Practice, 2015.
 Autor do capítulo “Standard Essential Patents, Frand Commitments and Antitrust Law from a Brazilian Perspective”, no livro “Overview of Competition in Brazil”, Editora Singular, 2015.

Português e Inglês