Notícias Relacionadas

Sócio da área de Tributário do Demarest, Douglas Mota é mestre e especialista em Direito Tributário pela PUC-SP. Possui forte atuação em consultoria tributária e no contencioso administrativo. Dentre seus principais clientes estão indústrias, empresas varejistas e das áreas de serviços e energia, além de associações de ensino e de assistência social em procedimentos de reconhecimento de imunidade tributária e situações decorrentes. Douglas é professor de cursos de Especialização na Escola Paulista de Direito (EPD) e no Instituto Brasileiro de Estudos do Direito da Energia (IBDE) e de MBAs.

Assessorou duas das maiores instituições de educação brasileira, em processos de reconhecimento de imunidade tributária. Valor envolvido: aproximadamente R$ 200 milhões.

Assessorou no desinvestimento global dos Negócios de Águas da General Electric para o grupo francês Suez e o fundo canadense CDPQ (Caisse de Dépôt et de Placement du Québec).

 Assessorou a HMC na venda de 100% das cotas do capital social da Pradaria Agroflorestal Ltda. detidas pela Global Forest Investments LLC e Performance Forest, LLC para a Timber VII SPE S.A – uma empresa do Grupo BTG.

 Assessorou a Procomp Industria Eletronica LTDA no desenvolvimento de uma estratégia que envolveu planejamento e possível discussão na esfera judicial – o caso chegou ao Supremo Tribunal Federal como um “leading case”.

Assessorou o Grupo Royal Fic, e sua subsidiária TMW Energy, no planejamento e implementação de sua planta de geração de energia, o que representa a entrada do cliente no setor de geração distribuída de energia por meio da construção e implementação de uma usina de geração fotovoltaica de energia nos termos da Resolução ANEEL 482/2012.

Mestrado em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, Brasil (2009)

 Especialização em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Coegae/PUC-SP), São Paulo, Brasil (2004)

Bacharelado em Direito pela Fundação Instituto de Ensino para Osasco – Centro Universitário FIEO (1998)

Coordenador do Comitê Tributário da Câmara Francesa

Coautor do artigo “Código de Direitos, Garantias e Obrigações do contribuinte: nem inovador, nem eficaz”, O Estado de S. Paulo, 23 de janeiro de 2020.

Coautor do artigo “Internet das Coisas e tributação”, Valor Econômico, 15 de janeiro de 2020.

Coautor do artigo “Novo capítulo da ‘Guerra Fiscal’ no Tribunal de Impostos e Taxas do Estado de SP”, Portal Jota, 10 de janeiro de 2020.

Coautor do artigo “A não incidência do ICMS na cessão de montantes de energia elétrica”, Portal Jota, 10 de janeiro de 2019.

Coautor do artigo “ISS e o conceito de serviços”, Valor Econômico, 05 de dezembro de 2017.

Coautor do artigo “Composição Gráfica e reforma do ISS”, Demarest, 05 de abril de 2017.

Coautor do livro “Planejamento Fiscal”, Editora Quartier Latin.

 Coautor do livro “ISS- Lei Complementar n.º 116/03” (lançado pela Associação Paulista de Estudos Tributários – APET), Juruá, 2005.

Portuguese, English and Spanish