Insights > Client Alert

Client Alert

Última semana de consulta pública para Sistema de Registro de Operações (SRO)

15 de maio de 2019

Está em consulta pública no site da Superintendência de Seguros Privados – SUSEP, até 20/05/2019, Edital de Consulta Pública nº 02/2019, que pretende criar o Sistema de Registro Eletrônico das Operações das Sociedades Seguradoras, Entidades Abertas de Previdência Complementar, Sociedades de Capitalização e Resseguradores Locais – (SRO).

De acordo com o artigo 1º da minuta da Resolução, o objetivo do novo sistema será (i) prover informações à SUSEP para fins de monitoramento das operações das entidades supervisionadas; (ii) propiciar o intercâmbio de informações entre as entidades supervisionadas; e (iii) disponibilizar informações aos cidadãos, respeitada a legislação nacional de acesso a dados pessoais, a entidades públicas e demais órgãos interessados.

Dentre os pontos abordados pela minuta em consulta pública, destacamos:

  • O artigo 3º, que dispõe sobre quais informações devem ser registradas pelas entidades supervisionadas a fim de permitir à SUSEP a apuração dos riscos nas operações e os fluxos financeiros. As informações mínimas a serem registradas estão segmentadas de acordo com o tipo de operação: seguros (inciso I), previdência (inciso II), capitalização (inciso III), e resseguros e retrocessão (inciso IV);
  • O artigo 5º, que estabelece que somente serão homologados pela SUSEP os sistemas de registro administrados por entidades autorizadas pelo Banco Central do Brasil ou pela Comissão de Valores Mobiliários a exercer a atividade de registro de ativos financeiros ou de valores mobiliários;
  • O artigo 8º, segundo o qual as entidades supervisionadas deverão indicar Diretor responsável pelo cumprimento da Resolução; e
  • O artigo 9º, que prevê que a SUSEP editará normas complementares, como por exemplo, para a definição de cronograma de implantação; regras de credenciamento das entidades de registro e de homologação de sistemas de registro; detalhamento das informações a serem registradas e cadastradas e de padronização da numeração única de operações; critérios de acesso aos dados e serviços disponibilizados pelo sistema; e condições para o intercâmbio de informações entre os supervisionados.

Caso aprovada, a Resolução entrará em vigor na data de sua publicação. Contudo, observamos que o cronograma de implantação previsto no inciso I do artigo 9º terá os seguintes prazos máximos, a contar da publicação das normas complementares pela SUSEP: (i) 120 dias, para as operações de seguro garantia; (ii) 240 dias, para as operações dos demais ramos de seguros e previdência; (iii) 360 dias, para as operações de resseguros; e 540 dias, para as operações de capitalização.

A íntegra da minuta de Resolução pode ser acessada neste link. Os interessados podem enviar comentários ou sugestões ao texto por meio de mensagem eletrônica dirigida ao endereço astec.rj.disol@susep.gov.br, de acordo com o quadro específico padronizado (aqui) devidamente preenchido, até 20/05/2019.

O Demarest acompanhará o desenvolvimento dessa consulta até a publicação do texto final, ficando à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos sobre o tema.


Áreas Relacionadas

Compartilhar